ORADORES

Dr. David Systrom
Dr. David Systrom
Membro do Departamento de Pneumologia e Cuidados Intensivos do Brigham and Women’s Hospital e Professor Auxiliar de Medicina na Escola de Medicina de Harvard na qual dirige a Clínica de Dispneia e o Programa do Teste Avançado de Exercício Cardiopulmonar. É codiretor do centro de investigação em EM/SFC Ronald G. Tompkins Harvard, uma colaboração com a Open Medicine Foundation (OMF); é organizador do webinar do Grupo de Trabalho sobre Orientações de Investigação em EM/SFC dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos da América (EUA); e é codiretor da task-force sobre semelhanças do estudo RECOVER COVID dos NIH. Está na faculdade de Harvard há 35 anos, durante os quais recebeu financiamento dos NIH, da Associação Americana do Coração (AHA), do Departamento da Defesa dos EUA, da Dysautonomia International, e da OMF para estudar várias formas de intolerância ao exercício. Nos último cinco anos, utilizou a testagem de exercício cardiopulmonar invasiva para investigar mecanismos subjacentes à fadiga, falta de ar e intolerância ortostática na EM/SFC e na COVID longa. O seu trabalho recente sugere uma semelhança entre ambas as doenças e indica que a desregulação neurovascular e a hiperventilação relacionada subjazem aos sintomas durante o exercício. Foi Investigador Principal num estudo, financiado em US$8 milhões, sobre a disfunção mitocondrial dos músculos dos membros e completou o primeiro ensaio clínico aleatorizado da piridostigmina, ambos em EM/SFC.

OMF – Colaboração EM/SFC Ronald G. Tompkins Harvard
Ed Yong
Ed Yong

Escritor de ciência, ganhou múltiplos prémios, entre eles: o Prémio Pulitzer em jornalismo explicativo pela sua cobertura da pandemia de COVID; o Prémio George Polk por comunicação de ciência, o Prémio Benton por distinção no serviço público; o Prémio Victor Cohn por comunicação de ciência médica; o Prémio Neil e Susan Sheehan por jornalismo de investigação; o Prémio John P. McGovern da Associação Americana de Escritores em Medicina (AMWA); e o Prémio de Jornalismo Científico AAAS Kavli por reportagem detalhada.

É autor de dois bestsellers do New York Times: “Um Mundo Imenso”, sobre os extraordinários mundos sensoriais dos animais; e “I Contain Multitudes”, sobre as incríveis parcerias entre animais e micróbios.

“Um Mundo Imenso” ganhou a Medalha Carnegie por Excelência em não-ficção e o Prémio Trivedi por Livro Científico da Royal Society, foi ainda finalista em mais quatro prémios principais e foi considerado um dos livros de topo do ano pelo New York Times, o New Yorker, o Wall Street Journal, Slate, the Economist, People, Barack Obama, para além de mais 30 listas.

Site de Ed Yong

Eliane Mattos Lacerda
Profª Drª. Eliana Lacerda

Professora Auxiliar (Clínica) na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), com especialização em Saúde Pública, mestrado em Saúde Ocupacional e doutoramento em Saúde Ambiental.

É uma das cofundadoras da equipa de investigação CureME dedicada à investigação em EM/SFC na LSHTM e coautora do projeto para a criação de um biobanco de EM/SFC (UKMEB) do Reino Unido, sendo diretora clínica deste empreendimento, que é a primeira instituição europeia de investigação, dedicada a melhorar a investigação clínica em EM/SFC.

Anteriormente vice-presidente eleita da EUROMENE (Rede Europeia para a EM/SFC), uma rede fundada pela Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST) que reuniu vinte e dois países europeus para estimular a investigação e prestação de cuidados de saúde a pessoas com EM/SFC.

Foi coautora de três das quatro publicações de recomendações resultantes do trabalho desta rede.

Profª Dra. Eliana Lacerda na LSHTM
Profª Dra. Eliana Lacerda na MEpedia

Drª Elizabeth R. Unger
Drª Elizabeth R. Unger
Chefe do Departamento de Doenças Virais Crónicas dos Centros para Controlo e Prevenção das Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA) e responsável por orientar a investigação e estudos de saúde pública abrangendo a patologia molecular e a epidemiologia de doenças associadas ao vírus do papiloma humano e da EM/SFC. Foi colíder da Equipa de Doenças Pós-COVID na resposta do CDC ao COVID-19 e usou da compreensão da EM/SFC, para abordar a COVID longa e fazer avançar a investigação e tratamento de ambas as condições. É membro do Grupo de Trabalho sobre Orientações de Investigação em EM/SFC dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH). O programa do CDC para a EM/SFC apoia a educação sobre a doença através dos seus websites e cursos de educação médica. O programa apoiou o workshop das Academias Nacionais de Ciências Engenharia e Medicina “Em Direção a uma Agenda de Investigação Comum em Doenças Crónicas Associadas a Infeção: Um Workshop para Examinar os Fatores Clínicos e Biológicos Comuns e suas Sobreposições” para encorajar a investigação crescente em EM/SFC e síndromes pós-infeção aguda relacionados. Atualmente o programa apoia o projeto da Fundação CDC que dá assistência a organizações lideradas por pacientes para estabelecer e fortalecer interações e, através da colaboração estratégica, criar maior reconhecimento das doenças crónicas associadas a infeção.

Informação sobre EM/SFC no CDC
Dr.ª Elizabeth R. Unger na MEpedia
Prof. Inderjit Singh
Prof. Inderjit Singh
Médico especialista em Medicina Interna, com formação em Medicina de Cuidados Intensivos e Doença Pulmonar. Professor Auxiliar na Escola de Medicina de Yale, pertence às direções dos programas de formação em Doenças Vasculares Pulmonares da secção de Pneumologia, Cuidados Intensivos e Medicina do Sono.

Prof. Dr. Inderjit Singh na Escola de Medicina de Yale
Lucinda_Bateman_MD
Lucinda Bateman, MD

Médica especialista em Medicina Interna, praticou esta especialidade durante 10 anos antes de iniciar a Clínica da Consulta em Fadiga, em 2000. Em 2015 fundou o Centro Bateman Horne (BHC) com a missão de melhorar as vidas de pessoas com EM/SFC, fibromialgia e doenças relacionadas, através dos cuidados clínicos, educação e investigação.

É autora da publicação do Instituto de Medicina (IOM) de 2015 que recomendava novos critérios de diagnóstico baseados na evidência para a EM/SFC. Mais recentemente, é codiretora do Grupo de Trabalho sobre Orientações de Investigação em EM/SFC dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), é consultora clínica dos ensaios clínicos da iniciativa RECOVER COVID dos NIH e faz parte do Conselho Científico Consultivo da Open Medicina Foundation (OMF).

BCH e a OMF inauguraram conjuntamente o Centro de Recursos de Educação Médica (MERC) para doenças crónicas complexas multissistémicas. O seu forte desejo de investigar e atuar na área da EM/SFC é motivado pelo facto de ter um familiar com a doença.

Centro de recursos de educação médica Bateman Horne Center

Prof. Dra. Maureen R. Hanson
Prof. Dra. Maureen R. Hanson
Professora da cátedra Liberty Hyde Bailey do Departamento de Biologia Molecular & Genética da Universidade de Cornell, e diretora do Centro Cornell para Doenças Neuroimunes Debilitantes (Enervating NeuroImmune Disease) em Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA). Em abril de 2021, foi eleita membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA. É membro dum grupo de trabalho que oferece experiência e recursos ao Centro de Investigação Colaborativa em EM/SFC da Universidade de Stanford. É membro do conselho consultivo de investigação (RAC) da iniciativa SolveME. Dirige um Centro de Investigação Colaborativa em EM/SFC, estabelecido em Cornell na sequência de um processo competitivo de financiamento pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH). Nos próximos cinco anos, o Centro vai trabalhar em três projetos de investigação primários e trabalhar em cooperação com uma rede de mais três centros de EM/SFC. O forte desejo da Dr.ª Hanson em investigar e atuar no âmbito da EM/SFC é motivado pelo facto de ter um membro da família com esta doença.

Centro Cornell para Doenças Neuroimunes Debilitantes
Prof.ª Dr.ª Maureen R. Hanson na Universidade de Cornell
Prof. Dr. Luis Nacul
Prof. Dr. Luis Nacul
Investigador e clínico com especialidade em Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública, no Reino Unido, Canadá e Brasil. Tem feito investigação internacional no âmbito da EM/SFC e tem tido prática como médico de família e na área da EM/SFC e outras doenças crónicas complexas. É diretor do Grupo de Investigação do Programa de Doenças Crónicas Complexas (CCDP) no Canadá, cofundador e diretor do programa de investigação CureME no Departamento de Investigação Clínica da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM). É Professor Auxiliar (Clínico) na Universidade da Colúmbia Britânica (BCU) e na LSHTM. É ainda membro consultivo da Associação Internacional de EM/SFC (IACFSME), e contribuiu para vários comités no campo da EM/SFC, tais como o EUROMENE, o ICanCME (como gestor da rede), o comité de desenvolvimento de recomendações/normas sobre EM/SFC do Instituto Nacional para a Excelência na Saúde e Cuidados (NICE) do Reino Unido (UK) e o comité de direção do biobanco para a EM/SFC do UK.

Prof. Dr. Luis Nacul no ResearchGate
Prof. Dr. Luis Nacul na MEpedia
Prof. Dr. Nuno Sepúlveda
Prof. Dr. Nuno Sepúlveda
Professor Convidado do Departamento de Matemática e Ciências Informáticas da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Membro de múltiplas organizações, entre outras: a Sociedade Portuguesa de Estatística; o Centro para Metodologia Estatística e o Centro de Malária da LSHTM; o grupo de investigação CureME; a EUROMENE, uma organização de investigação sem fins lucrativos da União Europeia comprometida com a identificação da causa e tratamento da EM/SFC, na qual representa Portugal e é também representante da rede no Grupo de Trabalho Europeu em Epidemiologia da EM/SFC.

Prof. Dr. Nuno Sepúlveda no ResearchGate
Prof. Dr. Nuno Sepúlveda na MEpedia
Prof. Dr. Rudolf Oliveira
Prof. Dr. Rudolf Oliveira
Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São Paulo Brasil. Lidera o Programa de Avaliação Hemodinâmica Pulmonar do Serviço de Doenças Vasculares Pulmonares e da Unidade de Função Pulmonar e Fisiologia do Exercício da Divisão de Doenças Respiratórias do Departamento de Medicina da UNIFESP.

Prof. Dr. Rudolf Oliveira no ResearchGate
Prof. Dr. Rudolf Oliveira no Escavador
Sonya Chowdury
Sonya Chowdhury
Presidente Executiva da organização Action for M.E. há 10 anos. A Action for M.E. fornece informação e apoio diretos, apoio legal individual e serviços de cuidados de saúde a crianças e adultos com EM/SFC, apoiando em simultâneo as famílias e profissionais que trabalham com estas pessoas. Também trabalha para aumentar a visibilidade da EM/SFC e assegurar uma mudança futura através da sua atividade de investigação e relações públicas. A sua ambiciosa estratégia de investigação Breakthrough-ME também inclui o primeiro Centro Genético de Excelência, uma colaboração virtual, lançada em parceria com o Prof. Chris Ponting, da Unidade de Genética Humana financiada pelo Medical Research Council da Universidade de Edimburgo. É coinvestigadora no maior estudo do mundo sobre EM/SFC, DecodeME, e preside o seu grupo de gestão, assim como é copresidente e fundadora da World ME Alliance. A Sonya tem também um filho com EM/SFC, que ficou doente um ano após ela integrar a organização.

Action for ME
Action for ME – Equipa
Prof. Dr. Phillip Joseph
Prof. Dr. Phillip Joseph
Professor Auxiliar na Escola de Medicina de Yale e diretor adjunto do programa em Doenças Vasculares Pulmonares na secção de Pneumologia, Cuidados Intensivos e Medicina do Sono do departamento de Medicina no Yale New Haven Hospital.

Estudo de Yale explica intolerância ao exercício pós-COVID
Prof. Phillip Joseph da Escola de Medicina de Yale
Sian Healy
Sian Leary
Responsável de Advocacia e Comunicação da World ME Alliance e membro ativo de várias iniciativas como a DecodeME, a parceria de criação de prioridades para a EM/SFC e o plano governamental para a EM/SFC do Reino Unido. A World ME Alliance é uma colaboração entre organizações de várias partes do mundo ligadas à EM/SFC que trabalham como parte de um movimento coordenado, inclusivo e global de defesa legal para encorajar uma resposta de saúde pública coordenada e apropriada para a EM/SFC por parte da Organização Mundial de Saúde (WHO), levando a mudanças nas políticas nacionais dos seu estados-membros.

World ME Alliance
World ME Alliance – Equipa
Profª Drª. Carmem Scheibenbogen
Profª Drª. Carmem Scheibenbogen
Médica especialista em Medicina Interna e Hemato-oncologia, dá consulta de EM/SFC e é Professora de Imunologia e diretora interina/adjunta do Instituto de Imunologia Médica na Universidade de Medicina Charité em Berlim, na Alemanha. É cofundadora da Rede Europeia para a EM/SFC, EUROMENE, financiada pela Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), o Centro de Fadiga Charité e a Rede Pós COVID Charité. Em 2022, recebeu a Cruz de Mérito Federal pelos seus projetos no âmbito da EM/SFC. A sua investigação foca-se em EM/SFC, Síndrome Pós-Covid e imunodeficiências, tendo publicado mais de 200 artigos científicos com revisão por pares. Desde 2020, tem recebido financiamento do Governo Alemão para, entre outros: o projeto de investigação conjunta sobre mecanismos imunes da EM/SFC (IMMME) que pretende criar um “registo e biobanco de pacientes com EM/SFC” alemão; para o estudo de cuidados interdisciplinares e intersectoriais CFS CARE; e para o Grupo Nacional de Estudos Clínicos, uma plataforma de ensaios clínicos para EM/SFC e COVIC Longa.

Centro de Fadiga Charité
Rede Pós COVID Charité
Prof.ª Dr.ª Carmen Scheibenbogen na MEpedia
Susan M. Levine, médica
Drª Susan Levine
Médica especialista em Medicina Interna e Doenças Infeciosas, trata pacientes com EM/SFC há cerca de 20 anos. É médica no Centro para Doenças Neuroimunes Debilitantes (Enervating NeuroImmune Disease) da Universidade de Cornell, Nova Iorque, e é membro dum grupo de trabalho que oferece experiência e recursos ao Centro de Investigação Colaborativa em EM/SFC da Universidade de Stanford. Foi uma das revisoras do relatório de 2015 produzido pelo Comité para os Critérios de Diagnóstico para a EM/SFC do Instituto de Medicina (IOM), trabalhou no Comité Consultivo da Síndrome de Fadiga Crónica (CFSAC) como membro e diretora, aconselhando o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos da América (EUA). É membro do Grupo de Trabalho sobre o Sono do Projeto de Dados Comuns (CDE) para EM/SFC patrocinado pelo Instituto Nacional de Perturbações Neurológicas e AVC (NINDS) e os Centros para Controlo e Prevenção da Doença (CDC).

Dr.ª Susan Levine na Chronic Fatigue Initiative
Linda_Tannenbaum
Linda Tannenbaum
Os primórdios da Open Medicine Foundation (OMF) estão ligados com o percurso pessoal da sua fundadora, Linda Tannenbaum. Como presidente e CEO da OMF, as suas motivações foram intrinsecamente pessoais, dado que a sua filha aos 16 anos foi atingida por uma doença, tendo o diagnóstico de EM/SFC chegado sem o auxílio de testes de diagnóstico ou sequer tratamentos viáveis. Confrontada com a dura realidade da diminuição de qualidade de vida da sua filha, Linda partiu para a acção. A sua procura de respostas revelou um vazio abissal na investigação colaborativa e transparente, bem como financiamento para a EM/SFC e outras doenças crónicas e complexas relacionadas. Determinada a eliminar este fosso, Linda criou a OMF em 2012, com a visão de catalisar os esforços de investigação à larga escala para que possam ser criadas ferramentas de diagnóstico, tratamentos eficazes e, em última análise, métodos de prevenção para estas doenças. As suas bases profissionais como cientista em clínica laboratorial, com um diploma de bacteriologia pela UCLA, assim como a sua experiência de gestão de um laboratório de análises clínicas durante mais de 20 anos, convergiram para suportar a sua missão atual. Com uma dedicação inabalável, ela veicula agora toda a sua experiência e paixão para a liderança nesta busca para uma cura para doenças crónicas complexas, melhorar cuidados aos pacientes e reestabelecer a vida de milhões de pessoas afetadas por estas doenças.

Linda Tannenbaum na OMF
Prof. Dr. Jonas Bergquist
Prof. Dr. Jonas Bergquist
Diretor Médico Executivo da Open Medicine Foundation (OMF), Director do Centro de Investigação para a EM/SFC em Uppsala (Suécia) em colaboração com a OMF, Professor catedrático em Química Analítica e Neuroquímica no Departamento de Química da Universidade de Uppsala, Professor adjunto em patologia na Escola de Medicina da Universidade do Utah (Estados Unidos da América), e Professor galardoado em Medicina de Precisão na Universidade Médica de Binzhou no Yantai (China). O seu groupo desenvolve técnicas para rastreio e descoberta de biomarcadores em diferentes doenças. O Dr. Bergquist estuda muitos distúrbios, incluindo patologias neurodegenerativas. A sua investigação sobre EM/SFC foca-se na caracterização dos aspectos neuroimagiológicos da doença usando proteómica e metabolómica, com um interesse especial no estudo do líquido cefaloraquidiado e os autoanticorpos.

Prof. Dr. Jonas Bergquist na OMF
Prof. Dr. Wenzhong Xiao
Prof. Dr. Wenzhong Xiao
Director do Centro Computacional Imuno-Metabólico do Hospital Geral de Massachussetts (MGH) da Escola de Medicina de Harvard. Lidera também o Grupo de Genómica Computacional no Centro Tecnológico Genómico de Stanford (SGTC). A sua investigação encontra-se na interface entre a computação, a genómica e a medicina. A análise, interpretação e integração dos dados são os os principais limitantes da medicina genómica hoje em dia. Os seus intereses na investigação são desenvolver formas de resolver estes desafios e ajudar a traduzir as tecnologias genómicas em melhores diagnósticos, prevenção e terapêutica de doenças, sobretudo em estudos sobre a imunologia e metabolismo de doenças humanas. O seu laboratório tem analisado os resultados do Severely Ill Patient Big Data Study e outros estudos sobre EM/SFC e sobre a comparação da EM/SFC e outras doenças em colaboração com investigação do SGTC e da Open Medicine Foundation (OMF). É ainda membro do Conselho Científico Consultivo da OMF e co-director da colaboração sobre EM/SFC financiada pela OMF nos hospitais filiados a Harvard.

Prof. Dr. Wenzhong Xiao na OMF
Prof. Dr. António Vaz Carneiro
Prof. Dr. António Vaz Carneiro

Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos Estados Unidos da América, António Vaz Carneiro é Médico com especialização em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde preside ao Instituto de Saúde Baseada na Evidência. É Investigador Clínico com especial interesse nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática, sobreutilização de recursos em saúde, aplicações de Inteligência Artificial em Medicina e investigação em Medicina de Precisão/Big Data. É também o Diretor da Cochrane Portugal.

Prof. Dr. Jaime Branco
Prof. Dr. Jaime Branco

Médico especialista em Reumatologia e Diretor do Serviço de Reumatologia do Hospital Egas Moniz desde 2006. É professor catedrático da NOVA Medical School (NMS) e foi reitor de 2013 a 2021.

É professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desempenhou o cargo de diretor da FCM de 2013 a 2021.

É autor e coautor de centenas de publicações científicas e é Investigador Principal em Reumatologia do CEDOC da FCM. Recebeu 92 prémios científicos, incluindo o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2008, o Grande Prémio BIAL de Medicina 2016 e o ​​Prémio Reuméritus da Sociedade Portuguesa de Reumatologia em 2010.

Joan Serra Hoffman PHD
Dr.ª Joan Serra Hoffman

Cofundadora da Millions Missing Aliança e coordenadora do Grupo de Trabalho de EM/SFC da Myos. Detém um doutoramento em políticas públicas. Foi assistente especial nos Centros para Controlo e Prevenção da Doença (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), como diretora de um programa nacional envolvendo 10 centros académicos de excelência sobre prevenção da violência nos jovens. Codiretora fundadora da Inter-American Coalition for Violence Prevention, que promoveu uma abordagem da saúde pública para este assunto e a coordenação entre várias organizações: a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) da Organização Mundial de Saúde (OMS), United States Agency for International Development (USAID), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os CDC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foi escolhida como Next Generation Fellow pela Fundação Rockefeller pelo seu trabalho com vítimas de violência em hospitais públicos, centros de trauma e departamentos de saúde pública. Reformou-se do Banco Mundial por ter EM/SFC.

Sarra Al Zayer
Sarra Al Zayer
Desde 2022, detém o grau de licenciada em biologia e sociedade pela Universidade de Cornell. Juntou-se ao laboratório do Dr. David Systrom no Brigham and Women’s Hospital em Boston como investigadora, onde está envolvida no desenvolvimento e execução de diversos estudos. Nos últimos 2 anos, o seu trabalho culminou em vários resumos de investigação e apresentações em conferências internacionais, entre outras, da Sociedade Torácica Americana, da European Respiratory Society e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos da America. 
Johanna_Squires
Johanna Squires
Coordenadora sénior de investigação do Dr. David Systrom no Brigham and Women’s Hospital em Boston. Obteve, em 2021, o grau de mestre em fisiologia do exercício pela Universidade de Loughborough no Reino Unido e rapidamente se juntou à equipa do Dr. Systrom e ao seu estudo de US $8 milhões sobre disfunção mitocondrial dos músculos dos membros. Desde então, tem apresentado a investigação focada na EM/SFC e COVID Longa em conferências locais e internacionais organizadas pela Sociedade Torácica Americana, a European Respiratory Society, o Pulmonary Vascular Research Institute e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos da América. A partir de 2024, será a coordenadora principal do estudo clínico LIFT da Open Medicine Foundation, um estudo controlado por placebo e duplamente cego que investiga os efeitos da piridostigmina e naltrexona de baixa-dose na EM/SFC.
Mário_Santos
Mario santos

Médico cardiologista e investigador dedicado ao cuidado dos pacientes com insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar arterial. Os seus interesses de investigação englobam a patofisiologia da circulação pulmonar e o papel do exercício físico como ferramenta de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares. É coordenador do Grupo de Investigação Cardiovascular na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, no qual também leciona. É um entusiasta do impacto da medicina baseada em evidência, das competências de investigação clínica e do conhecimento da fisiologia na qualidade da educação médica e do cuidado cardiovascular. Publicou mais de 70 artigos com revisão por pares e mantém-se ativamente envolvido em redes internacionais de investigação colaborativa.

João Malato
João Malato
Aluno de doutoramento em Biologia Computacional no Centro de Estatística e Aplicações e no Instituto de Medicina Molecular Medicine da Universidade de Lisboa, Portugal.
Muna_Sidarus
Muna Sidarus

Muna Sidarus é mestre em Química Medicinal pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal. Fez investigação em diferentes áreas da Química e trabalhou em várias perspetivas das vendas de equipamentos de laboratório, tendo vivido em diversas cidades em Portugal, França, Inglaterra e Suíça. Atualmente é estudante do 5º ano de Medicina na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve. Tem interesse na Fibromialgia e EM/SFC pela sua experiência pessoal e familiar. Fez voluntariados ligados a pessoas com deficiência, cuidados paliativos e na Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica. Gosta de tópicos complexos e áreas de interface e por isso pretende trabalhar entre especialidades, favorecendo a integração de informação e comunicação entre profissionais que nem sempre usam a mesma linguagem médica e olham para os sintomas e as doenças de forma compartimentada. Integrou o Grupo de Trabalho de EM/SFC da Myos, em 2023, com envolvimento na organização desta conferência. No início de 2024 integrou os corpos sociais eleitos da Associação Myos.

Mónica_Andersen_Morais
Mónica Andersen Morais
Portuguesa e dinamarquesa, foi diagnosticada com EM/SFC em 1992 no Massachusetts General Hospital (Boston) e no Northwick Park Hospital (Reino Unido). Detém um MBA da Universidade de Bristol/Universidade de Harvard, fala 5 línguas, trabalhou como Consultora de Desenvolvimento/Investimento Internacional e é Mediadora qualificada. Como Membro da Millions Missing Aliança, apoiou a organização desta conferência.

© 2024 Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica