Comité EXECUTIVO
Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos Estados Unidos da América, António Vaz Carneiro é Médico com especialização em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde preside ao Instituto de Saúde Baseada na Evidência. É Investigador Clínico com especial interesse nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática, sobreutilização de recursos em saúde, aplicações de Inteligência Artificial em Medicina e investigação em Medicina de Precisão/Big Data. É também o Diretor da Cochrane Portugal.
Médico especialista em Reumatologia e Diretor do Serviço de Reumatologia do Hospital Egas Moniz desde 2006.
É professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desempenhou o cargo de diretor da FCM de 2013 a 2021.
É autor e coautor de centenas de publicações científicas e é Investigador Principal em Reumatologia do CEDOC da FCM. Recebeu 92 prémios científicos, incluindo o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2008, o Grande Prémio BIAL de Medicina 2016 e o Prémio Reuméritus da Sociedade Portuguesa de Reumatologia em 2010.
Cofundadora da Millions Missing Aliança e coordenadora Grupo de Trabalho de ME/CFS em Myos. Ela tem doutorado em políticas públicas. Atuou como assistente especial nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, dirigindo um programa nacional de 10 centros acadêmicos de excelência na prevenção da violência juvenil.
Codiretor fundador da Coalizão Interamericana para a Prevenção da Violência, que promoveu uma abordagem de saúde pública e uma coordenação entre OMS/OPAS, USAID, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, CDC e UNESCO.
Eleita Next Generation Fellow pela Fundação Rockefeller por seu trabalho em hospitais públicos, centros de trauma de nível 1 e departamentos de saúde pública com vítimas de violência. Aposentado do Banco Mundial devido a ME/CFS.
Científico COMITÉ CONSULTIVO
Copresidente científico, codiretor do centro de investigação em EM/SFC Ronald G. Tompkins Harvard em colaboração com a Open Medicine Foundation (OMF), médico no Departamento de Pneumologia e Cuidados Intensivos do Brigham and Women’s Hospital, diretor do laboratório cardiopulmonar do Hospital Geral Massachusetts, Professor Auxiliar de Medicina na Escola de Medicina de Harvard.
Professor Convidado do Departamento de Matemática e Ciências Informáticas da Universidade de Tecnologia de Varsóvia, representante de Portugal da Rede Europeia sobre EM/SFC (EUROMENE) e membro da Sociedade Portuguesa de Estatística e dos Centros para Metodologia Estatística e de Malária da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM).
Médica especialista em Medicina Interna e Doenças Infeciosas que trata pacientes com EM/SFC, trabalha no Centro para Doenças Neuroimunes Debilitantes (Enervating NeuroImmune Disease) da Universidade de Cornell e é membro dum grupo de trabalho que oferece experiência e recursos ao Centro de Investigação Colaborativa em EM/SFC da Universidade de Stanford.
Chefe do serviço de infeciologia do Centro Hospitalar Universitário de São João e professor catedrático, de Doenças Infeciosas, da Faculdade de Medicina do Porto, especialista em Doenças Infeciosas, Cuidados Intensivos e Farmacologia Clínica.
Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretor do Departamento de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Presidente da European Respiratory Society.
Professor Auxiliar (Clínico) da Universidade de British Columbia, Canadá, e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), Reino Unido. Conselheiro Internacional da Rede Colaborativa Canadiana sobre EM/SFC e ex-membro do Comité de Desenvolvimento de Normas do Instituto Nacional para a Excelência na Saúde e Cuidados (NICE) do Reino Unido.
Professora Auxiliar (Clínica) da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM) e Diretora Clínica do biobanco de EM/SFC do Reino Unido (UKMEB).
Professor Catedrático de Imunologia, Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular e Subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Imunologia e ex-presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, a mais antiga sociedade médica da Europa (fundada em 1822).
Médico especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva, consultor da Direção Geral da Saúde e membro da Task Force para a pandemia SARS-CoV-2, coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19 e membro do Conselho Nacional de Saúde Pública.
Médico especialista em Patologia Clínica, professor catedrático e diretor do Colégio de Ensino Pós-Graduado da Universidade Atlântica, diretor do Serviço de Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca, conselheiro do Conselho Nacional de Ética das Ciências da Vida, preside à Sociedade Portuguesa de Química Clínica e é sócio da New York Academy of Sciences. Foi professor associado da Faculdade de Ciências Médicas, durante 20 anos, onde fundou o Curso de Mestrado em Patologia Química e foi responsável pelos estudos graduados. Diretor dos Serviços de Patologia Clínica e presidiu à Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, à Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Metabólicas e à Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos. Foi ainda bastonário da Ordem dos Médicos de Janeiro de 1999 a Fevereiro de 2005, eleito por três mandatos.
Médico especialista em Patologista e atual Bastonário da Ordem dos Médicos, anterior diretor do serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Consultor sénior e Professor catedrático de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Coordenador da Especialidade Pneumologia do Instituto CUF Porto, secretário da European Respiratory Society em Cuidados Intensivos Respiratórios. Antigo diretor das unidades de estudo do sono e de ventilação não invasiva do Hospital Universitário de São João, Porto, e diretor médico da REMEO (Linde AG, Alemanha).